Passar para o conteúdo principal

Saúde mental nos estudantes de Ensino Superior: Identificação de sinais de risco e atuação

Saúde mental nos estudantes de Ensino Superior: Identificação de sinais de risco e atuação

O contexto académico universitário desempenha um importante papel no desenvolvimento dos estudantes, uma vez que o ambiente é um dos maiores modeladores do comportamento.

1h30
duração
8
vagas
  17 docentes inscritos
Data12/11/2024
Horário15h00 - 16h30
ModalidadePresencial
Local5.1.63 (Departamento de Educação e Psicologia)

O contexto académico universitário desempenha um importante papel no desenvolvimento dos estudantes, uma vez que o ambiente é um dos maiores modeladores do comportamento. Nesta sessão, abordar-se-á dados sobre a saúde mental dos jovens universitários, o papel dos docentes, sinais de alerta e como agir em situações de crise. O principal objetivo da formação consiste na capacitação dos docentes para a identificação, sinalização e orientação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem saudável.


Formador(es)
Formador
Tânia Freitas Fonseca

Tânia Freitas Fonseca

Tânia Fonseca é licenciada em Psicologia pela UA e mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica pela mesma instituição. Psicóloga, com experiência na prática clínica e saúde, destaca-se a experiência na formação e capacitação de estudantes integrados no Programa de Tutoria e o desenvolvimento de atividades que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. Mais recentemente, ampliou a sua área de atuação para a capacitação de docentes em temáticas como a promoção do bem-estar na sala de aula e a identificação de sinais de risco e atuação com vista à promoção do sucesso e redução do abandono académico.