Passar para o conteúdo principal

Avaliação contínua: Como ser um/a hacker da avaliação

Avaliação contínua: Como ser um/a hacker da avaliação

Os conceitos de avaliação contínua, formativa e sumativa são pontualmente utilizados de forma indiscriminada, tornando ainda mais desafiante a tomada de decisão de que tipo de avaliação aplicar em

2h30
duração
23
vagas
  22 docentes inscritos
Data08/10/2025
Horário10h00 - 12h30
ModalidadeOnline
Local-

Os conceitos de avaliação contínua, formativa e sumativa são pontualmente utilizados de forma indiscriminada, tornando ainda mais desafiante a tomada de decisão de que tipo de avaliação aplicar em que contexto e que instrumentos utilizar para favorecer a justiça, a transparência e a aprendizagem. Neste workshop debruçar-nos-emos sobre os conceitos subjacentes ao processo avaliativo, abordaremos diferentes modalidades de avaliação aplicáveis ao Ensino Superior, analisaremos possíveis aplicações de avaliação contínua em diferentes contextos e aplicaremos todos estes princípios às nossas UC. No final da ação de formação, os/as formandos/as serão capazes de: 1. Distinguir diferentes tipos de avaliação; 2. Relacionar avaliação sumativa, formativa e contínua; 3. Caracterizar avaliação contínua; 4. Explicar o papel do feedback na avaliação contínua; 5. Descrever vantagens da avaliação contínua; 6. Definir "low stakes assignments"; 7. Avaliar exemplos de avaliação contínua.


Formador(es)
Formador
Sofia Sá

Sofia Sá

Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2003 e é presentemente formadora pedagógica em diversas universidades/politécnicos portugueses e formadora/consultora de Excel Avançado/VBA em diversas empresas e institutos públicos. Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas.

Professora auxiliar convidada a tempo integral no Instituto Superior Técnico entre 2018 e 2022, onde lecionou duas unidades curriculares de Competências Comunicacionais em Engenharia no Mestrado de Engenharia Informática, assume agora o papel de docente na Pós-Graduação de Docência do Ensino Superior da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada.

Desenvolve investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior, é certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho (CCPFC/RFO-31108/12) e possui certificado de Competências Pedagógicas (EDF 47279/2005DL).