Passar para o conteúdo principal

Gestão emocional na docência

Gestão emocional na docência

As emoções fazem parte da experiência educativa e podem influenciar tanto a aprendizagem dos estudantes como a prática docente.

1h30
duração
14
vagas
  16 docentes inscritos
Data24/10/2025
Horário14h30 - 16h00
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

As emoções fazem parte da experiência educativa e podem influenciar tanto a aprendizagem dos estudantes como a prática docente. Neste sentido, esta formação propõe uma reflexão prática sobre como reconhecer e gerir emoções em contexto académico, de forma a criar ambientes mais eficazes, estáveis e promotores de envolvimento. Serão abordadas estratégias de regulação emocional que poderão ser úteis perante momentos de tensão, frustração ou desmotivação em sala de aula, com vista a apoiar o foco, a participação e o bem-estar dos estudantes.


Formador(es)
Formador
Tânia Freitas Fonseca

Tânia Freitas Fonseca

Tânia Fonseca é licenciada em Psicologia pela UA e mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica pela mesma instituição. Psicóloga, com experiência na prática clínica e saúde, destaca-se a experiência na formação e capacitação de estudantes integrados no Programa de Tutoria e o desenvolvimento de atividades que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. Mais recentemente, ampliou a sua área de atuação para a capacitação de docentes em temáticas como a promoção do bem-estar na sala de aula e a identificação de sinais de risco e atuação com vista à promoção do sucesso e redução do abandono académico.