Passar para o conteúdo principal

Primeira aula do semestre: o início da jornada pedagógica

Primeira aula do semestre: o início da jornada pedagógica

Sessão sobre os objetivos, componentes e boas práticas da primeira aula do semestre, centrada no papel deste momento na criação de condições favoráveis às aprendizagens futuras.

2h30
duração
40
vagas
ainda não há inscritos nesta sessão
Data09/09/2026
Horário10h00 - 12h30
ModalidadePresencial
LocalA indicar

Que objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os componentes essenciais de uma primeira aula? Quais as boas práticas relativas a este primeiro momento? O que pode um/a docente fazer para criar uma boa primeira impressão em relação a futuras aprendizagens? Neste encontro refletiremos sobre estas e outras questões relativas ao nosso primeiro encontro com os/as estudantes.

Formador(es)
Formador
Sofia Sá

Sofia Sá

Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2003 e é presentemente formadora pedagógica em diversas universidades/politécnicos portugueses e formadora/consultora de Excel Avançado/VBA em diversas empresas e institutos públicos. Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas.

Professora auxiliar convidada a tempo integral no Instituto Superior Técnico entre 2018 e 2022, onde lecionou duas unidades curriculares de Competências Comunicacionais em Engenharia no Mestrado de Engenharia Informática, assume agora o papel de docente na Pós-Graduação de Docência do Ensino Superior da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada.

Desenvolve investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior, é certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho (CCPFC/RFO-31108/12) e possui certificado de Competências Pedagógicas (EDF 47279/2005DL).