Passar para o conteúdo principal

Sessão de conclusões do Ciclo de Diálogos "Inteligência Artificial no Ensino Superior: Utopia ou Distopia?"

Sessão de conclusões do Ciclo de Diálogos "Inteligência Artificial no Ensino Superior: Utopia ou Distopia?"

A sessão de conclusões "Inteligência Artificial no Ensino Superior: Utopia ou Distopia?" marca o fim de um ciclo de diálogos reflexivos sobre o impacto da inteligência artificial no contexto do ens

1h30
duração
105
vagas
  30 docentes inscritos
Data31/05/2023
Horário16h00 - 17h30
ModalidadeHíbrida
Local-

A sessão de conclusões "Inteligência Artificial no Ensino Superior: Utopia ou Distopia?" marca o fim de um ciclo de diálogos reflexivos sobre o impacto da inteligência artificial no contexto do ensino superior. Nesta sessão, será conduzida uma mesa redonda, reunindo os dinamizadores das quatro oficinas realizadas ao longo do Ciclo de Diálogos.

Contará, ainda, com a presença de Arlindo Oliveira, docente do Instituto Superior Técnico (IST) e especialista na área da inteligência artificial.

O objetivo principal dessa sessão é consolidar as discussões anteriores, analisar os diferentes pontos de vista apresentados durante as oficinas, despertar uma consciência crítica em relação aos seus impactos, e partilhar conclusões relevantes para o contexto do ensino.


Formador(es)
Formador
Susana Caixinha

Susana Caixinha

Susana Caixinha é licenciada em Informática de Gestão e mestre em Gestão da Informação. Integra o Núcleo de Ensino e Aprendizagem (NEA) da Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades de formação e apoio a docentes nas áreas das tecnologias educativas e da inteligência artificial aplicada à educação, bem como na conceção de tutoriais e no desenvolvimento de aplicações web.
Antes de integrar o NEA, exerceu funções nos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (STIC) da Universidade de Aveiro, nas áreas de suporte ao utilizador, sistemas e gestão de informação, tendo participado no desenvolvimento de plataformas web de apoio a projetos de investigação e à gestão de eventos. Desde 2004, colabora na gestão e no suporte da plataforma de eLearning da Universidade de Aveiro.
Ministra regularmente ações de formação na área da inteligência artificial aplicada ao ensino e participa em vários projetos da Universidade de Aveiro, entre os quais o Empowering Educators for AI-Integrated Learning e a Aveiro Education and Social Alliance – Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Escolar no Ensino Superior. Possui a certificação AI for Learning, atribuída pelo Digital Learning Institute, bem como o Professional Diploma in Digital Learning Design, ambas com distinção.