Passar para o conteúdo principal

Avaliação: Objetividade – Fatores e Processos

Avaliação: Objetividade – Fatores e Processos

A formação Pedagógica "Avaliação: Objetividade – Fatores e Processos", tem uma duração total de 8 horas.

8h
duração
8
vagas
  22 docentes inscritos
Data1, 8 e 22 de março
Horário09h30 - 17h30
ModalidadeOnline
Local-

A formação Pedagógica "Avaliação: Objetividade – Fatores e Processos", tem uma duração total de 8 horas. É composta por três momentos síncronos que acontecem a 1, 8 e 22 de março (das 09h30 às 11h30), e por um momento assíncrono de trabalho autónomo.

A subjetividade na avaliação, característica inerente à justiça que tanto impacta as decisões do percurso avaliativo a aplicar no Ensino Superior, pode ser minimizada com utilização de instrumentos e estratégias adequadas. Sendo o percurso docente pontualmente pautado pela aplicação de práticas vivenciadas anteriormente, é fulcral conhecer as noções do que compõe um processo avaliativo promotor de graus superiores de objetividade. Sessões:

1. Dia 1 de março (09h30-11h30): [Síncrona] Poluição na avaliação: conceitos | Fontes de subjetividade no processo avaliativo
2. Dia 8 de março (09h30-11h30): [Síncrona] Validade e Fidelidade na avaliação
3. [Assíncrona – Trabalho autónomo] Plano Objetividade +: Que duas estratégias pensa implementar em futuros processos avaliativos para aumentar a objetividade no seu contexto e porquê?
4. Dia 22 de março (09h30-11h30): [Síncrona] Follow-up | Feedback global aos trabalhos | Identificação de aspetos a melhorar e pontos fortes


Formador(es)
Formador
Sofia Sá

Sofia Sá

Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2003 e é presentemente formadora pedagógica em diversas universidades/politécnicos portugueses e formadora/consultora de Excel Avançado/VBA em diversas empresas e institutos públicos. Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas.

Professora auxiliar convidada a tempo integral no Instituto Superior Técnico entre 2018 e 2022, onde lecionou duas unidades curriculares de Competências Comunicacionais em Engenharia no Mestrado de Engenharia Informática, assume agora o papel de docente na Pós-Graduação de Docência do Ensino Superior da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada.

Desenvolve investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior, é certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho (CCPFC/RFO-31108/12) e possui certificado de Competências Pedagógicas (EDF 47279/2005DL).