Passar para o conteúdo principal

Comunicação na Docência: Aspetos fundamentais

Comunicação na Docência: Aspetos fundamentais

A formação "Comunicação na Docência: Aspetos fundamentais", tem uma duração total de 8 horas.

8h
duração
10
vagas
  20 docentes inscritos
Data14 e 21 de maio e a 4 de junho
Horário10h00 - 12h00
ModalidadeOnline
Local-

A formação "Comunicação na Docência: Aspetos fundamentais", tem uma duração total de 8 horas. É composta por três momentos síncronos que acontecem a 14 e 21 de maio e a 4 de junho (das 10h às 12h), e por um momento assíncrono de trabalho autónomo.

A comunicação é a estratégia mais utilizada por docentes no seu quotidiano profissional. As estratégias comunicacionais fulcrais para a docência, quer na relação professor aluno, quer na transmissão de conteúdos, quer no contato formativo com os estudantes são diversas e evoluem quando alvo de reflexão, especialmente quando a mesma é baseada em boas práticas pedagógicas reconhecidas pela investigação. Pretende-se assim, com esta ação, que os/as participantes adquiram novas perspetivas face às técnicas comunicacionais que utilizam em sala de aula e acedam a novas estratégias reconhecidas pela sua eficácia e impacto no processo de Ensino Aprendizagem.

Sessões:

14 de maio [Síncrona]: A pergunta em contexto educativo: Boas práticas

21 de maio [Síncrona]: Comunicação positiva e clima de aprendizagem| O Humor em sala de aula

[Assíncrona – Trabalho autónomo] Aplicação das boas práticas comunicacionais no contexto específico de cada um/a dos docentes [Síncrona] Follow-up | Feedback global aos trabalhos | Identificação de aspetos a melhorar e pontos fortes


Formador(es)
Formador
Sofia Sá

Sofia Sá

Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2003 e é presentemente formadora pedagógica em diversas universidades/politécnicos portugueses e formadora/consultora de Excel Avançado/VBA em diversas empresas e institutos públicos. Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas.

Professora auxiliar convidada a tempo integral no Instituto Superior Técnico entre 2018 e 2022, onde lecionou duas unidades curriculares de Competências Comunicacionais em Engenharia no Mestrado de Engenharia Informática, assume agora o papel de docente na Pós-Graduação de Docência do Ensino Superior da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada.

Desenvolve investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior, é certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho (CCPFC/RFO-31108/12) e possui certificado de Competências Pedagógicas (EDF 47279/2005DL).