Passar para o conteúdo principal

Combinação de Team-based learning e Spaced learning: Estratégias de aprendizagem ativa para turmas com muitos alunos

Combinação de Team-based learning e Spaced learning: Estratégias de aprendizagem ativa para turmas com muitos alunos

A evidência científica tem mostrado que as estratégias de aprendizagem ativa, de que o Team-based learning e o Spaced learning são exemplo, produzem melhores resultados educativos do que os métodos

1h30
duração
13
vagas
  17 docentes inscritos
Data18/06/2025
Horário11h00 - 12h30
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

A evidência científica tem mostrado que as estratégias de aprendizagem ativa, de que o Team-based learning e o Spaced learning são exemplo, produzem melhores resultados educativos do que os métodos tradicionais baseados em aulas expositivas. O Spaced learning é uma metodologia que permite que os estudantes ativem a memória de longo prazo. Uma aula de Spaced learning compreende tipicamente 3 momentos com input de informação mais intenso – estímulo, separados por dois momentos de intervalo - distratores (preferencialmente uma atividade manual ou física, e que não esteja relacionada com o conteúdo da aula). Alguns autores sugerem que a estratégia de Spaced learning pode ser aplicada em conjugação com outras metodologias ativas, como as de Inquiry-based Learning. O Team-based learning é uma metodologia ativa para grupos de estudantes, que inclui uma fase pré-aula, de preparação de conteúdos, um teste individual seguido do mesmo teste em grupo, e de uma atividade de aplicação de conteúdos. Nesta formação, a combinação de Team-based learning e Spaced learning será apresentada como uma abordagem de ensino e aprendizagem motivadora tanto para estudantes como para o docente. Serão exploradas diversas estratégias que permitam que esta metodologia inovadora seja implementada tanto em turmas pequenas como em grandes auditórios, e tanto no formato presencial como no online e no híbrido, com recurso a exemplos concretos e a exercícios práticos de aplicação (hands on).


Formador(es)
Formador
Vânia Neves Marques Carlos

Vânia Neves Marques Carlos

Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia, é doutorada em Multimédia em Educação. Leciona unidades curriculares na área da Didática das Ciências Sociais e da Prática Pedagógica Supervisionada, onde implementa a metodologia de Challenge-based Learning (Projeto Form@tive). É membro do CIDTFF e tem desenvolvido investigação na área das aprendizagens ativas e dos ambientes flexíveis de aprendizagem, da ciência cidadã e do desenvolvimento profissional docente. É membro da equipa ECIU, no domínio do desenvolvimento de competências da comunidade académica.

Formador
Margarida Sâncio da Cruz Fardilha

Margarida Sâncio da Cruz Fardilha

Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Ciências Médicas, é licenciada em Bioquímica, doutorada em Biologia e com Agregação em Ciências Biomédicas. Leciona unidades curriculares da área da bioquímica, biologia molecular e celular e sinalização celular em vários cursos de licenciatura e mestrado da UA. Foi Diretora do Curso de Ciências Biomédicas durante vários anos e tem experiência em Problem Based Learning. Tem dinamizado formação e aplicações pedagógicas Problem based learning e Team based learning e Spaced learning.