Passar para o conteúdo principal

Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Superior

Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Superior

Formação presencial de 4 horas sobre fundamentos teóricos e pedagógicos do Pensamento Computacional no ensino superior, organizada em dois módulos, com exposição interativa, diagnóstico inicial e análise de caso, focada na integração curricular.

4h
duração
28
vagas
  12 docentes inscritos
Data12/01/2026
Horário09h00 - 13h00
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

Esta sessão introdutória aborda os fundamentos teóricos e pedagógicos do Pensamento Computacional (PC) e o seu papel como competência transversal no ensino superior. Partindo das pedagogias ativas e das contribuições de Wing (2006) e Csizmadia et al. (2015), a formação evidencia o potencial do PC para promover pensamento crítico, criatividade e resolução estruturada de problemas, articulando rigor técnico com análise crítica. Com uma duração de 4 horas presenciais, a formação organiza-se em dois módulos: (1) introdução ao Pensamento Computacional e às suas cinco dimensões estruturantes, e (2) identificação de oportunidades iniciais de integração do PC nas unidades curriculares, com discussão de desafios e perspetivas de aplicação. A metodologia inclui um breve diagnóstico inicial, exposição teórica interativa e análise de um mini-caso prático, promovendo a reflexão crítica e o enquadramento desta sessão no percurso formativo longo “Exploração e integração do Pensamento Computacional no Ensino Superior”.


Formador(es)
Formador
Nuno Domingues

Nuno Domingues

É doutorando em Educação – Formação e Supervisão de Professores no ISPA. Completou pós-doutoramentos em Ciência e Tecnologia da Informação (ISCTE, 2023), Engenharia Mecânica (IST, 2022), Comunicação de Ciência (FCSH-UNL, 2021) e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (IST, 2020), e é detentor de um doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (FCT-UNL, 2015). Obteve também o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (IST, 2008) e a Licenciatura (5 anos) em Engenharia Eletrotécnica (ISEL, 2005).
É Professor no ISEL, detém um diploma da UNESCO em Aprendizagem Baseada em Problemas e Excelência no Ensino, a certificação internacional ECDL em Tecnologias de Informação, uma certificação em Liderança pela Academia Militar, e é reconhecido como formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Universidade do Minho).