Passar para o conteúdo principal

Aprendizagem-Serviço: ensinar e aprender entrelaçando universidade e comunidade

Aprendizagem-Serviço: ensinar e aprender entrelaçando universidade e comunidade

Formação sobre Aprendizagem-Serviço no ensino superior, centrada nos seus princípios, impacto formativo e contributo para um ensino significativo e inclusivo, com exemplos práticos e estratégias de integração curricular.

1h30
duração
15
vagas
  15 docentes inscritos
Data13/01/2026
Horário10h00 - 11h30
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

Como tornar o ensino mais significativo, inclusivo e ligado à sociedade? A Aprendizagem-Serviço (ApS) é uma abordagem educativa que combina objetivos de aprendizagem com o envolvimento ativo dos estudantes em projetos de serviço à comunidade. Para além de promover competências académicas e transversais (nomeadamente aplicação de conhecimento a contextos reais, competências interpessoais, responsabilidade social, pensamento crítico, cidadania global, …), a ApS visa dar resposta a necessidades concretas da comunidade. Neste sentido, promove um ensino mais significativo, centrado nos estudantes e nos desafios que se colocam à sociedade, alinhando-se com os princípios da educação inclusiva da Agenda 2030 e da Educação 5.0. Os objetivos desta formação incluem: compreender os princípios e os processos daApS ; refletir sobre o potencial impacto da ApS na formação dos estudantes; conhecer exemplos de projetos de ApS inspiradores no Ensino Superior; explorar estratégias de integração da ApS em unidades curriculares.


Formador(es)
Formador
Marisa Alexandra Maia Machado

Marisa Alexandra Maia Machado

Formador
Susana Maria de Almeida Pinto

Susana Maria de Almeida Pinto

Susana Pinto é Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. É investigadora integrada no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). É Coordenadora institucional do Projeto BOLD - Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities financiado pelo programa ERASMUS+ Cooperation Partnerships 2022 cujo foco é a Aprendizagem-Serviço e a relação universidade-comunidade. É coordenadora do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF.  A sua investigação foca-se na educação em línguas, formação de professores, educação para diversidade e supervisão intercultural.