Passar para o conteúdo principal

Criar chatbots educacionais sem código (no-code)

Criar chatbots educacionais sem código (no-code)

Formação prática sobre criação de chatbots educacionais no-code, abordando conceitos fundamentais, construção simples, exemplos pedagógicos, integração em ambientes virtuais e boas práticas, visando apoiar a mediação pedagógica no ensino superior.

2h00
duração
-1
vagas
  31 docentes inscritos
Data20/01/2026
Horário10h00 - 12h00
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

A formação “Criar chatbots educacionais sem código (no-code)” oferece uma introdução prática ao potencial dos chatbots no apoio à aprendizagem e à comunicação com os estudantes. Esta sessão procura demonstrar como estas ferramentas podem contribuir para uma mediação pedagógica mais eficaz, acessível e personalizada, mesmo sem conhecimentos técnicos de programação. Ao longo da sessão serão abordados: • Conceitos fundamentais: o que são chatbots educacionais e como funcionam. • Construção de um chatbot simples através de plataformas no-code. • Exemplos de utilização pedagógica em diferentes contextos de ensino. • Estratégias de integração de chatbots em ambientes virtuais de aprendizagem. • Boas práticas para garantir acessibilidade, clareza e alinhamento pedagógico nos diálogos. Esta formação pretende capacitar os participantes para conceber e implementar soluções simples, funcionalmente robustas e pedagogicamente pertinentes, que apoiem o processo de ensino e aprendizagem.


Formador(es)
Formador
Ricardo Queirós

Ricardo Queirós

Ricardo Queirós é Professor Adjunto de Informática na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Doutorado em Informática, é investigador no INESC TEC (CRACS), onde desenvolve trabalho nas áreas da Inteligência Artificial (IA) generativa e baseada em agentes, da gamificação, da interoperabilidade em sistemas de e-learning e do ensino/aprendizagem da programação. Coordena o Gabinete de Ensino a Distância do Centro de Inovação Pedagógica do P.PORTO e é fundador da International Computer Programming Education Conference (ICPEC). A sua investigação atual centra-se no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem persoanalizados e gamificados com IA. É autor de mais de 200 publicações científicas e 12 livros, incluindo uma obra dedicada à IA e chatbots a publicar no final deste ano.