Assessment design for a time of artificial intelligence
Nesta palestra, Phill Dawson explora de que forma se pode conceber avaliações que sejam simultaneamente promotoras da aprendizagem e robustas num contexto marcado pela presença da inteligência arti
Nesta palestra, Phill Dawson explora de que forma se pode conceber avaliações que sejam simultaneamente promotoras da aprendizagem e robustas num contexto marcado pela presença da inteligência artificial.
Enquadramento: Num mundo onde a Inteligência Artificial (IA) se tornou ubíqua, os modelos tradicionais de avaliação enfrentam desafios sem precedentes. Se a IA consegue realizar uma tarefa de avaliação ao nível de aprovação, e essa tarefa é essencial para garantir a aprendizagem, estamos perante um problema crítico que exige uma mudança estrutural. Esta formação explora como a educação deve evoluir para garantir que os estudantes sejam equipados para participar de forma ética e ativa numa sociedade onde a IA é uma realidade constante.
No final desta sessão, os participantes serão capazes de:
• Compreender a necessidade urgente de mudar as práticas de avaliação face ao avanço da IA generativa.
• Identificar como a avaliação precisa de se adaptar, focando-se em abordagens múltiplas, inclusivas e contextualizadas.
• Aplicar considerações fundamentais e princípios de design para reformular tarefas de avaliação.
• Reconhecer a necessidade de mudanças estruturais (em vez de apenas discursivas) nos programas de estudo