Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos
A formação Pedagógica "Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos", tem uma duração total de 6 horas.
A formação Pedagógica "Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos", tem uma duração total de 6 horas. É composta por dois momentos síncronos que acontecem a 25 de fevereiro e a 11 de março (das 10h às 12h), e por um momento assíncrono de trabalho autónomo.
Momento 1 Síncrono (25 de fevereiro, 10h-12h): “A apresentação de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para alunos. Por um lado, enquanto docentes, não somos especialistas em Public Speaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação. Por outro, os instrumentos utilizados frequentemente promovem, à partida, avaliações subjetivas. Nesta sessão, iremos conhecer instrumentos que permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais: as rubricas e as grelhas de comportamentos observáveis.”
Momento 2 Assíncrono (de 25 fevereiro a 10 de março): Criação autónoma, com apoio num vídeo passo a passo, de uma rubrica e de uma grelha de comportamentos observáveis para avaliar objetivamente as apresentações orais, adequada ao contexto de cada um dos docentes.
Momento 3 Síncrono (11 de março, 10h-12h): Sessão de follow up e feedback global às rubricas e grelhas construídas pelo grupo formativo. Identificação dos maiores desafios, potencialidades, aspetos positivos e áreas a melhorar.