Passar para o conteúdo principal

Acolhimento Pedagógico dos Novos Docentes (2.ªed.)

Acolhimento Pedagógico dos Novos Docentes (2.ªed.)

Ser docente do Ensino Superior é desenvolver investigação na área de formação e também planificar UC, avaliar alunos, ministrar aulas utilizando metodologias de aprendizagem variadas e reunir os me

13h
duração
12
vagas
  18 docentes inscritos
Data12 e 13 de julho
Horário09h30 - 17h30
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

Ser docente do Ensino Superior é desenvolver investigação na área de formação e também planificar UC, avaliar alunos, ministrar aulas utilizando metodologias de aprendizagem variadas e reunir os melhores esforços para o fazer envolvendo os estudantes durante o processo.

 

Este programa tem como objetivo abordar os princípios essenciais que constituem os processos basilares do trabalho de Ensino de um Docente, permitindo que os novos desafios sejam enfrentados com conhecimento baseado em investigação, ferramentas variadas e, acima de tudo, mais confiança.

Esta formação, criada especialmente para docentes em início de carreira, aborda os fundamentos das 4 áreas essenciais do processo de ensino e Aprendizagem: Planificação, Ensino, Tecnologia e Avaliação, garantindo que a jornada pedagógica é iniciada com confiança, conhecimentos relevantes e, acima de tudo, estratégias orientadoras para fomentar boas práticas e processos de Ensino Aprendizagem baseadas em métodos comprovados pela investigação.

 

A formação inclui 4 sessões síncronas, sendo todas elas obrigatórias:

12 de julho, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30;
13 de julho, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
 


Formador(es)
Formador
Sofia Sá

Sofia Sá

Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação em 2003 e é presentemente formadora pedagógica em diversas universidades/politécnicos portugueses e formadora/consultora de Excel Avançado/VBA em diversas empresas e institutos públicos. Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas.

Professora auxiliar convidada a tempo integral no Instituto Superior Técnico entre 2018 e 2022, onde lecionou duas unidades curriculares de Competências Comunicacionais em Engenharia no Mestrado de Engenharia Informática, assume agora o papel de docente na Pós-Graduação de Docência do Ensino Superior da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada.

Desenvolve investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior, é certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho (CCPFC/RFO-31108/12) e possui certificado de Competências Pedagógicas (EDF 47279/2005DL).

Formador
Susana Caixinha

Susana Caixinha

Susana Caixinha é licenciada em Informática de Gestão e mestre em Gestão da Informação. Integra o Núcleo de Ensino e Aprendizagem (NEA) da Universidade de Aveiro, onde desenvolve atividades de formação e apoio a docentes nas áreas das tecnologias educativas e da inteligência artificial aplicada à educação, bem como na conceção de tutoriais e no desenvolvimento de aplicações web.
Antes de integrar o NEA, exerceu funções nos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (STIC) da Universidade de Aveiro, nas áreas de suporte ao utilizador, sistemas e gestão de informação, tendo participado no desenvolvimento de plataformas web de apoio a projetos de investigação e à gestão de eventos. Desde 2004, colabora na gestão e no suporte da plataforma de eLearning da Universidade de Aveiro.
Ministra regularmente ações de formação na área da inteligência artificial aplicada ao ensino e participa em vários projetos da Universidade de Aveiro, entre os quais o Empowering Educators for AI-Integrated Learning e a Aveiro Education and Social Alliance – Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Escolar no Ensino Superior. Possui a certificação AI for Learning, atribuída pelo Digital Learning Institute, bem como o Professional Diploma in Digital Learning Design, ambas com distinção.