Para se inscrever deve efetuar login no menu correspondente
As Jornadas EPIC inserem-se na atividade “Programas Transformadores de Desenvolvimento de Docentes de Ensino Superior”, no âmbito do consórcio EPIC. O objetivo é promover um modelo colaborativo de formação pedagógica, proporcionando um espaço rico de cocriação e diversificado de aprendizagem contínua, estruturado nas quatro áreas do projeto: +digital, +plural, +estudante e +rede”.
Esta iniciativa destina-se aos docentes das IES do consórcio EPIC, oferecendo formações online de curta duração.
Inscreva-se nas sessões que estão disponíveis.
4.ª edição
Aprender, Ensinar e Investigar com o NotebookLM Num cenário de incerteza e aceleração tecnológica, o desafio não é apenas usar a Inteligência Artificial, mas sim repensar as “pedagogias” e as práticas no Ensino Superior. Convidamos a uma sessão de demonstração em direto do NotebookLM, explorando como este assistente de conhecimento eleva a análise de fontes e a produção de materiais, permitindo aos docentes e investigadores transitar do mero consumo para o estatuto de criadores e utilizadores esclarecidos. É imperativo transformar mentes, construir autonomia e garantir uma pertença cultural plena à Era Digital.
Formador(es)
Mário dos Santos Martins Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
Planear, agir, refletir: Como potenciar a autorregulação em cada momento de aprendizagem A sessão explora o modelo cíclico da autorregulação da aprendizagem Zimmerman (Zimmerman & Labuhn, 2012), destacando as três fases fundamentais do processo autorregulatório – fase prévia, fase de realização e fase de autorreflexão. Serão discutidos contributos teóricos e evidência empírica que demonstram o papel destes processos na otimização do desempenho académico no ensino superior.
Formador(es)
Sandra Carina Machado Guimarães, André Filipe Soares Oliveira Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |
Inovação Pedagógica e Tecnologias Digitais na Formação em Enfermagem A ação apresentará como foi o processo de transformação pedagógica desenvolvido na unidade curricular Epistemologia e Ética em Enfermagem, no âmbito do percurso +Digital do Projeto EPIC. O enfoque incidirá na integração de metodologias ativas (CBL, simulações e debates) e de ferramentas digitais interativas (Mentimeter, Moodle e Quizizz), analisando a sua relação com o aumento do envolvimento dos estudantes, bem como com o estímulo à reflexão crítica e à aplicação prática dos princípios éticos na tomada de decisão em Enfermagem.
Formador(es)
MARIA DA CONCEIÇÃO PINTO MOREIRA FREITAS Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Digital |
Avaliação: dos princípios à prática em edição
Formador(es)
Manuel João Tavares Mendes Costa Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |
Scholarship of Teaching and Learning: como monitorizar o impacte das minhas práticas de inovação pedagógica? Scholarship of Teaching and Learning (SoTL) é frequentemente definido como um questionamento sistemático sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes, face a práticas de ensino no Ensino Superior, e cujas conclusões podem ser alvo de publicação. Visa-se tirar partido das competências de investigação dos docentes do ES, aplicando-as à investigação sobre as suas próprias práticas pedagógicas.
Formador(es)
Margarida Sâncio da Cruz Fardilha Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Estudante |
Metodologias ativas e ferramentas digitais: uma nova abordagem na formação em Ergonomia Esta ação visa apresentar uma experiência de transformação pedagógica desenvolvida na unidade curricular de Ergonomia, da Licenciatura em Design do Produto do IPVC, no âmbito da 4.ª edição das Jornadas EPIC. A iniciativa integrou metodologias ativas e ferramentas digitais com o objetivo de aproximar teoria e prática, promover a colaboração e desenvolver competências críticas.
Formador(es)
João Carlos Monteiro Martins Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Digital |
DUA e Tecnologias no Ensino Superior: Inovar para Ensinar Todos A crescente diversidade dos estudantes no Ensino Superior exige práticas pedagógicas que respondam, de forma flexível e equitativa, às múltiplas formas de aprender, participar e demonstrar conhecimento. Projetar experiências educativas que mantenham a exigência académica, enquanto acolhem a pluralidade de perfis, ritmos e necessidades dos estudantes, constitui um desafio cada vez mais premente para o corpo docente.
Formador(es)
Sara Maria Alves da Cruz, Marisa Alexandra Maia Machado Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
Práticas inovadoras e colaborativas na Unidade Curricular “Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica” Esta ação visa apresentar uma prática pedagógica desenvolvida no 3.º ano da Licenciatura em Enfermagem, centrada na utilização da simulação - realista e virtual, incluindo um escape room temático - e na co-criação pedagógica para o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados à pessoas em situação crítica. A metodologia adotada assenta numa aprendizagem ativa, colaborativa e experiencial, promovendo o raciocínio clínico e a autonomia dos estudantes.
Formador(es)
Cátia Alexandra Suzano dos Santos Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Plural |
Desenho Universal de Aprendizagem no ensino de enfermagem veterinária de animais de companhia: desafios e estratégias Esta ação visa apresentar a aplicação do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) no ensino de Enfermagem Veterinária de animais de companhia, analisando os principais desafios e identificando estratégias pedagógicas que promovam ambientes de aprendizagem mais inclusivos. Serão discutidas práticas de ensino, métodos de avaliação e formas de diversificação de recursos pedagógicos, com vista a responder à heterogeneidade dos estudantes, contribuindo para a melhoria da experiência formativa e para a aquisição de competências técnicas e clínicas no domínio da Enfermagem Veterinária.
Formador(es)
Joana Margarida Ferreira da Costa Reis Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Plural |
Aprendizagem em Serviço e Dados Reais: Uma Abordagem Inovadora ao Ensino de Estatística na Engenharia Esta ação visa apresentar a implementação de uma inovação pedagógica na unidade curricular de Métodos Numéricos e Estatística, dos cursos de Engenharia Civil e do Ambiente, centrada na resolução de problemas reais de engenharia. Através da colaboração com empresas, foram integradas bases de dados reais no processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos estudantes aplicar métodos estatísticos a contextos profissionais concretos.
Formador(es)
Francisco José da Silva Miranda Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Rede |
+Rede em Biotecnologia ambiental Esta ação visa apresentar uma inovação pedagógica implementada na unidade curricular de Biotecnologia Ambiental, do 3.º ano da Licenciatura em Biotecnologia, centrada na utilização de sistemas reais de tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos enquanto Laboratórios Vivos. Através do trabalho em grupo, os estudantes assumem a operação e a monitorização de sistemas biológicos, em articulação com entidades gestoras, participando em processos colaborativos de ensino-aprendizagem.
Formador(es)
Ana Cristina Pontes de Barros Rodrigues Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Rede |
+Estudante na Enfermagem de Saúde Sexual e Reprodutiva: Inovar a aprendizagem com metodologias ativas A ação consistirá na apresentação do processo de reformulação metodológica e avaliativa da unidade curricular Enfermagem de Saúde Sexual e Reprodutiva, do 2.º ano da Licenciatura em Enfermagem, desenvolvido no âmbito do projeto EPIC. Será demonstrado de que forma o modelo tradicional de avaliação foi substituído por uma abordagem integrada, que combina a criação de um vídeo-simulação em grupo com uma avaliação prática individual baseada em casos clínicos.
Formador(es)
Márcia Andreia Fontes Couto da Conceição Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Estudante |
Docência Digital: Princípios Pedagógicos e IA na Produção de Conteúdos Ferramentas: Exploração prática de IA para geração de guiões, imagem e vídeo. Aplicação: Criação de um recurso educativo digital (RED) adaptado a uma UC. Ética: Direitos de autor, alucinação da IA e validação científica dos conteúdos
Formador(es)
Gilberto Manuel Gomes Branco Vasco Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Digital |
Um processo colaborativo para pensar e trabalhar o desenho em design No decorrer desta formação pretende-se discutir algumas possibilidades que promovam estratégias de ensino e de aprendizagem inovadoras. O contexto será em redor de competências de desenho fundamentais para as diversas áreas dos cursos de design e para uma atuação como futuro designer. Deste modo, esta formação pretende salientar três pontos fundamentais: 1.º: situações aplicadas em contextos académicos sobre estratégias e metodologias além da visão de ensino tradicional. 2.º: abordagens desenvolvidas sobre inovar no ensino e aprendizagem do desenho.
Formador(es)
Susana Jorge, Ana Rita Gonçalves Sobreira Linehan Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Digital |
Histórico
3.ª edição
Pequenos passos para uma avaliação mais inclusiva A sessão explora formas de promover uma avaliação mais inclusiva através de pequenas alterações práticas e exequíveis. Serão apresentadas estratégias simples que permitem responder melhor à diversidade dos estudantes, sem comprometer os critérios de rigor e qualidade académica.
Formador(es)
Maria Paula Trigueiros Cunha Data e horário Duração 1h00 Percurso EPIC +Plural |
Pequenos passos para uma avaliação mais inclusiva A sessão explora formas de promover uma avaliação mais inclusiva através de pequenas alterações práticas e exequíveis. Serão apresentadas estratégias simples que permitem responder melhor à diversidade dos estudantes, sem comprometer os critérios de rigor e qualidade académica.
Formador(es)
José Pedro Silva Data e horário Duração 1h00 Percurso EPIC +Plural |
Ensino inclusivo: experiências na área da comunicação A formação propõe uma imersão nas práticas de ensino inclusivo desenvolvidas na Universidade da Beira Interior (UBI), com destaque para experiências em comunicação estratégica e Relações Públicas e que integram criatividade, arte e equidade. A partir de projetos realizados por estudantes e docentes da UBI — envolvendo comunidades locais e temáticas como justiça social, representatividade e inovação digital — será debatida uma abordagem pedagógica centrada na inclusão, na escuta ativa e no impacto social.
Formador(es)
Sónia Sá Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Plural |
Acolher e promover a diversidade com sucesso no Ensino Superior Promover a diversidade no ensino superior é um desafio que exige compromisso e ação. A promoção da diversidade no ensino superior começa com a criação de políticas institucionais que incentivem a inclusão e a equidade, mantendo a qualidade das suas respostas formativas.
Formador(es)
Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
RUN.EU Future Skills - O Conceito 50+10 na dinamização de aprendizagens ativas O conceito 50+10 é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills e no projeto aplicado. Este modelo visa modelar a abordagem pedagógica nas Licenciaturas, promovendo-se o desenvolvimento de competências e atividades práticas que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, dinamizado em simultâneos por momentos de Future Skills e de competências técnicas, e assim facilitando transformações mais profundas nos conhecimentos, atitudes e nas melhorias sociais dos estudantes.
Formador(es)
António Moreira Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Plural |
RUN.EU Future Skills - O Conceito 50+10 na dinamização de aprendizagens ativas O conceito 50+10 é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills e no projeto aplicado. Este modelo visa modelar a abordagem pedagógica nas Licenciaturas, promovendo-se o desenvolvimento de competências e atividades práticas que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, dinamizado em simultâneos por momentos de Future Skills e de competências técnicas, e assim facilitando transformações mais profundas nos conhecimentos, atitudes e nas melhorias sociais dos estudantes.
Formador(es)
Cristiana Daniela Rodrigues da Silva Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Plural |
Como posso promover o pensamento crítico na minha aula? Estratégias e orientações A sociedade contemporânea caracteriza-se por avanços tecnológicos frenéticos, mudanças sociais e políticas céleres, produção e disseminação incessantes de (des)informação. Sobretudo em tais circunstâncias, o pensamento crítico torna-se crucial, para saber e querer desenlear a informação a que acedemos, discernindo aquela que é legítima daquela que é enganadora. Contudo, para desenvolver-se, o pensamento crítico tem antes de se praticar.
Formador(es)
Amanda Franco Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |
Bem-Estar no Ensino Superior: O Papel do Docente na Promoção da Autonomia Responsável dos Estudantes Esta sessão visa apoiar os docentes na promoção da autorregulação e da autonomia dos estudantes no ensino superior. Através de uma abordagem prática e colaborativa, serão exploradas as dimensões essenciais da autorregulação da aprendizagem, bem como o papel do docente na criação de contextos pedagógicos que favoreçam a tomada de decisão responsável, a gestão do tempo e a adoção de métodos de estudo eficazes.
Formador(es)
Ana Carla Torres Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |
Método ABC – Criação de Unidades Curriculares inovadoras e alinhadas com as aprendizagens O Método ABC é uma abordagem prática e colaborativa para a criação de Unidades Curriculares inovadoras, focada no alinhamento entre objetivos de aprendizagem, atividades e avaliação. Através de materiais dinâmicos pretende-se promover o desenho de currículos centrados no estudante, promovendo experiências de aprendizagem mais significativas e coerentes. O método facilita a integração de competências transversais e o uso de metodologias ativas, fortalecendo a qualidade do ensino.
Formador(es)
António Moreira Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
Método ABC – Criação de Unidades Curriculares inovadoras e alinhadas com as aprendizagens O Método ABC é uma abordagem prática e colaborativa para a criação de Unidades Curriculares inovadoras, focada no alinhamento entre objetivos de aprendizagem, atividades e avaliação. Através de materiais dinâmicos pretende-se promover o desenho de currículos centrados no estudante, promovendo experiências de aprendizagem mais significativas e coerentes. O método facilita a integração de competências transversais e o uso de metodologias ativas, fortalecendo a qualidade do ensino.
Formador(es)
Cristiana Daniela Rodrigues da Silva Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
Quizizz em Ação: Gamificar o Ensino e Potenciar a Aprendizagem A utilização da gamificação no ensino superior tem revelado um impacto significativo no envolvimento e na motivação dos estudantes. Esta sessão tem como objetivo apresentar e explorar possibilidades de utilização pedagógica da plataforma Quizizz, destacando o seu potencial na promoção de experiências digitais envolventes.
Formador(es)
Sara Maria Alves da Cruz Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Digital |
Criação de Recursos Interativos com o Genially Esta proposta de formação tem como objetivo familiarizar os professores com a criação de conteúdos interativos através da plataforma Genially, incentivando práticas pedagógicas dinâmicas e envolventes.
Formador(es)
Roberto Oliveira Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
Criação de Recursos Interativos com o Genially Esta proposta de formação tem como objetivo familiarizar os professores com a criação de conteúdos interativos através da plataforma Genially, incentivando práticas pedagógicas dinâmicas e envolventes.
Formador(es)
José Pedro Silva Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
2.ª edição
A plataforma Teaching Analytics como ferramenta de análise de dados para a melhoria dos processos pedagógicos no Ensino Superior. A Teaching Analytics, ferramenta de análise de dados desenvolvida na UBI, combina dados da sala de aula com métricas de desempenho académico para fornecer aos Professores insights abrangentes sobre as suas metodologias de ensino. O projeto procura melhorar o processo de ensino-aprendizagem, disponibilizando aos professores os dados necessários para identificar áreas de melhoria, intervir de forma proativa e otimizar os resultados dos alunos.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Digital |
Modelo de CBL transversal ao 1º ano do ciclo de estudos do Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da UA O Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web da Universidade de Aveiro teve a sua primeira edição no ano letivo de 2021/2022. Esta oferta formativa teve a particularidade de ter sido desenhada, e proposta à A3ES, com base na estratégia pedagógica de Challenge-Based Learning (CBL), aplicada de modo transversal no decurso do 1º ano do ciclo de estudos.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Rede |
Motivar para aprender no Ensino Superior A desmotivação dos estudantes é frequentemente apontada como um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem. Nesta formação explorar-se-á os diversos tipos de motivação, as causas, bem como estratégias práticas e eficazes que os docentes poderão implementar para motivar os estudantes no seu processo educativo, criando um ambiente de aprendizagem estimulante e inspirador.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Estudante |
Um percurso sem retorno: A permanência em mudança dos estudantes do ensino superior Esta ação procura refletir sobre alguns aspectos que parecem ser críticos para um percurso bem sucedido dos estudantes do ensino superior. Por um lado, as variáveis que estão associadas aos processos de adaptação proativa ao percurso académico e aos desafios, externos e internos, que se colocam a este processo. Depois, refletindo sobre o poder da auto-regulação no envolvimento em comportamentos que promovam o sucesso pessoal e académico.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |
Documentos mais acessíveis Nesta sessão iremos abordar questões de legibilidade e acessibilidade aos documentos produzidos no contexto académico. Pretende-se promover a consciência para algumas barreiras existentes e ilustrar como se podem ultrapassar com base em recursos ao alcance de todos. Em resumo, será uma sessão prática para demonstrar e experimentar algumas soluções simples que permitem tornar os documentos mais acessíveis, promovendo a inclusão.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação. A formação tem um caráter teórico-prático e pretende proporcionar conhecimentos básicos sobre a operação do software Blender 3D - um software gratuito e versátil para produção de modelos 3D e respetiva animação.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
Criação de Conteúdos Interativos com H5P no Moodle Nesta sessão de formação, os participantes irão explorar o potencial da integração do H5P no Moodle para criar conteúdos interativos que enriquecem o ensino e a aprendizagem. Através de uma abordagem prática, os professores irão aprender a utilizar diferentes tipos de atividades do H5P, desde quizzes interativos até vídeos com anotações, para tornar as suas aulas mais dinâmicas e envolventes.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Digital |
Criação de Conteúdos Interativos com H5P no Moodle Nesta sessão de formação, os participantes irão explorar o potencial da integração do H5P no Moodle para criar conteúdos interativos que enriquecem o ensino e a aprendizagem. Através de uma abordagem prática, os professores irão aprender a utilizar diferentes tipos de atividades do H5P, desde quizzes interativos até vídeos com anotações, para tornar as suas aulas mais dinâmicas e envolventes.
Formador(es)
José Pedro Silva Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Digital |
Acolher e promover a diversidade com sucesso no Ensino Superior Promover a diversidade no ensino superior é um desafio que exige compromisso e ação. A promoção da diversidade no ensino superior começa com a criação de políticas institucionais que incentivem a inclusão e a equidade, mantendo a qualidade das suas respostas formativas.
Formador(es)
Data e horário Duração 1,5h Percurso EPIC +Plural |
Promoção de práticas inclusivas e equitativas de género nas áreas STEM no Ensino Superior Esta ação de formação destina-se a professores de todas as áreas do ensino superior e visa sensibilizá-los para a importância da inclusão e equidade de género nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
Um processo colaborativo para pensar e trabalhar o desenho em design No decorrer desta formação pretende-se discutir algumas possibilidades que promovam estratégias de ensino e de aprendizagem inovadoras. O contexto será em redor de competências de desenho fundamentais para as diversas áreas dos cursos de design e para uma atuação como futuro designer. Deste modo, esta formação pretende salientar três pontos fundamentais: 1.º: situações aplicadas em contextos académicos sobre estratégias e metodologias além da visão de ensino tradicional. 2.º: abordagens desenvolvidas sobre inovar no ensino e aprendizagem do desenho.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Estudante |
Projeto de Inovação Pedagógica e Cocriação Esta ação de formação está centrada na promoção da inovação pedagógica e pretende potenciar dinâmicas pedagógicas inovadoras que possam apoiar a criação de novos percursos formativos. A ação baseia-se na experiência do formador no Projeto de Inovação Pedagógica do IPVC, que tem como um dos principais objetivos reforçar ações de cocriação com docentes e estudantes, visando a melhoria contínua da experiência de ensino e aprendizagem. Nesta ação será apresentado o processo, as ferramentas e os métodos já experimentados, bem como os seus resultados na prática.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Rede |
Aprendizagem-Serviço: Abordagem Pedagógica Experiencial Aprendizagem-Serviço (ie, “Service-Learning” ou “Experiential Learning”) é uma metodologia ativa, que se afasta do modelo de ensino tradicional, permitindo que os estudantes se envolvam numa educação experiencial que contribui para o desenvolvimento de competências de organização, comunicação, capacidade de análise, aprendizagem autónoma, espírito empreendedor, criatividade, trabalho de equipa e compromisso ético.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Rede |
Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. Estas ferramentas, assim como as metodologias de ensino adequadas, podem potenciar o interesse do estudante e respetivo envolvimento com o trabalho proposto, resultando numa participação mais ativa em sala de aula.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Plural |
Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal A contemporaneidade parece caracterizar-se por avanços tecnológicos frenéticos, mudanças sociais e políticas céleres, produção e disseminação incessantes de (des)informação. Para quem é docente no ensino superior, o desafio da educação e da formação de estudantes torna-se ainda mais premente, pretendendo o desenvolvimento individual, social, profissional de indivíduos que possam ser cidadãs e cidadãos num mundo globalizado, em que o local e o global não se podem desenredar. Mas como preparar as e os estudantes para o mundo?
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |
1.ª edição
Os desafios de integrar a IA na Educação Superior Apresentação dos desafios e oportunidades da utilização da IA generativa na Educação. Utilização de algumas ferramentas com exemplos que podem ser utilizadas na sala de aula e na investigação.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
Combinando a Tecnologia e o Pensamento Futurista em Sala de Aula: Uma Abordagem Prática O objetivo desta sessão é partilhar experiências e realizar atividades práticas, demonstrando como a integração da tecnologia em sala de aula pode ser potencializada pelo pensamento futurista. Vamos explorar como essas abordagens podem ser aplicadas em diferentes contextos educativos para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Pretendemos criar um ambiente participativo e criativo, onde os participantes serão desafiados a avaliar a adoção das tecnologias e metodologias apresentadas nas suas áreas de especialização e docência.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Digital |
Princípios pedagógicos na produção de conteúdos multimédia Na última década, a qualidade dos suportes de ensino tem vindo a revelar-se de uma grande importância no processo de ensino/aprendizagem. Quer se trate de uma apresentação PowerPoint, de um manual em papel ou da produção de um vídeo, devemos reconsiderar a maneira como levamos os alunos a seguir, compreender e interagir com os nossos conteúdos. Nesta formação iremos percorrer os 12 princípios de Meyer, destinados a ajudar na preparação e conceção de conteúdos pedagógicos multimédia.
Formador(es)
Gilberto Manuel Gomes Branco Vasco Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Digital |
Introdução à Inteligência Artificial: Desvendando as Potencialidades das Plataformas Modernas Descubra o mundo da Inteligência Artificial nesta formação introdutória, desenhada para iniciantes. Exploraremos as plataformas líderes de IA, destacando as suas funcionalidades, aplicações práticas e o impacto revolucionário que têm nas mais diversas áreas. Desde chatbots inteligentes até sistemas de reconhecimento de padrões, esta formação proporcionará uma visão abrangente das potencialidades da IA e como tirar o máximo proveito das plataformas disponíveis. Este é o seu primeiro passo para compreender e utilizar as ferramentas que estão a moldar o futuro.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
Gamificação da Aprendizagem A gamificação é a utilização de elementos característicos de jogos em situações de não-jogo. Estes elementos de jogo devem ser somente aqueles que tenham um papel significativo na jogabilidade, tais como, a existência de uma narrativa, a definição de objetivos claros, de níveis de dificuldade, de limites de tempo, de tabelas de pontuação ou de um sistema de recompensas. No entanto, o facto de se utilizarem esses elementos não pressupõe o uso de um jogo propriamente dito. Porquê usar a gamification?
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
"One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagem Um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) é dar resposta às necessidades de uma diversidade de estudantes, tendo em consideração as suas características individuais e cognitivas. Os avanços nas neurociências têm contribuído para uma compreensão mais aprofundada sobre as diferenças individuais face à aprendizagem. Tem-se vindo a reconhecer que vários/as estudantes universitários (e não apenas estudantes com deficiência) enfrentam barreiras que interferem na sua capacidade de alcançar os resultados de aprendizagem.
Formador(es)
Marisa Alexandra Maia Machado Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação. A formação tem um caráter teórico-prático e pretende proporcionar conhecimentos básicos sobre a operação do software Blender 3D - um software gratuito e versátil para produção de modelos 3D e respetiva animação.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
Saúde mental nos estudantes de Ensino Superior: Identificação de sinais de risco e atuação O contexto académico universitário desempenha um importante papel no desenvolvimento dos estudantes, uma vez que o ambiente é um dos maiores modeladores do comportamento. Nesta sessão, abordar-se-á dados sobre a saúde mental dos jovens universitários, o papel dos docentes, sinais de alerta e como agir em situações de crise. O principal objetivo da formação consiste na capacitação dos docentes para a identificação, sinalização e orientação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem saudável.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |
Challenge Based Learning – da Teoria à Prática A metodologia de Challenge Based Learning (CBL) envolve a identificação, análise e desenho de uma solução para um problema de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A experiência de aprendizagem é tipicamente multidisciplinar, envolve diferentes perspetivas dos parceiros envolvidos e visa encontrar uma solução, de forma colaborativa, que seja ambiental, social e economicamente sustentável. Este workshop visa ser uma introdução à metodologia de CBL. Num primeiro momento exploram-se os princípios orientadores e etapas desta metodologia de aprendizagem ativa.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Rede |
Estudantes ativamente envolvidos nas aulas com os seus telemóveis: estratégias de utilização de Audience Response Systems (ARS) Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores).
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Digital |
Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. Estas ferramentas, assim como as metodologias de ensino adequadas, podem potenciar o interesse do estudante e respetivo envolvimento com o trabalho proposto, resultando numa participação mais ativa em sala de aula.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
Portfolio digital em cursos técnico-científicos: sua aplicação, da unidade curricular ao ciclo de estudos e à entrada no mercado de trabalho A sessão pretende apresentar o portfolio digital, explorando a sua aplicação como ferramenta de aprendizagem e monitorização, no âmbito de diferentes unidades curriculares e de um ciclo de estudos.
Formador(es)
Data e horário Duração 1h30 Percurso EPIC +Plural |
RUN.EU Future Skills - O Conceito 50+10 na dinamização de aprendizagens ativas O conceito 50+10 é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills e no projeto aplicado. Este modelo visa modelar a abordagem pedagógica nas Licenciaturas, promovendo-se o desenvolvimento de competências e atividades práticas que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, dinamizado em simultâneos por momentos de Future Skills e de competências técnicas, e assim facilitando transformações mais profundas nos conhecimentos, atitudes e nas melhorias sociais dos estudantes.
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Plural |
Boas práticas curriculares em contexto de Ensino Superior: recursos para a promoção do sucesso académico. Esta ação foca-se na apresentação de três recursos script (e-books) para discussão e partilha de boas práticas de desenvolvimento curricular. Os participantes terão a oportunidade de refletir na sua prática pedagógica considerando os temas principais sugeridos nos e-books: "Barreiras à Aprendizagem", "Flexibilidade Curricular: Gestão Programática" e "Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso".
Formador(es)
Data e horário Duração 1h Percurso EPIC +Plural |
Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal A contemporaneidade parece caracterizar-se por avanços tecnológicos frenéticos, mudanças sociais e políticas céleres, produção e disseminação incessantes de (des)informação. Para quem é docente no ensino superior, o desafio da educação e da formação de estudantes torna-se ainda mais premente, pretendendo o desenvolvimento individual, social, profissional de indivíduos que possam ser cidadãs e cidadãos num mundo globalizado, em que o local e o global não se podem desenredar. Mas como preparar as e os estudantes para o mundo?
Formador(es)
Data e horário Duração 2h Percurso EPIC +Estudante |